segunda-feira, 2 de junho de 2008

A Era Parmalat no Palmeiras

Durante toda a década de 80, o Palmeiras esteve em uma longa fila atrás de títulos, que sempre parava perto das taças, ou como vice-campeão ou próximo disso. Com isso, a torcida e os corneteiros do Parque foram ficando mais e mais nervosos com a falta de títulos, já que qualquer craque formado no Brasil era logo vendido para o exterior, ou seja, nunca tínhamos craques no time.

Porém, a situação mudou por completo quando, em 1992 o Palmeiras recebeu uma proposta da multinacional italiana Parmalat que via no Palmeiras o vínculo para entrar no mercado brasileiro. A empresa precisava aumentar mercado e a gente de dinheiro, juntamos a fome com a vontade de comer.

Trazendo consigo toda uma modernidade que faltava ao futebol brasileiro, e que posteriormente foi copiada por vários times, a Parmalat trouxe ares novos para os Jardins Suspensos, mudando a camisa de jogo do tradicional verde esmeralda para um verde mais claro, com listras brancas e tons e azul.

1992 - Vários craques são contratados, entre eles o meia Zinho. No Paulistão, o time chega a uma final depois de oito anos. Porém, é derrotado pelo São Paulo.

1993 - Depois de 16 anos, o Palmeiras volta a ser campeão ao vencer o arqui-rival Corinthians na decisão por 3 a 0 e 1 a 0 na prorrogação. O técnico da equipe era Vanderlei Luxemburgo, que havia sido campeão em 90 pelo Bragantino. O time ainda fatura o Rio-São Paulo e o campeonato Brasileiro.

1994 - Ano de bicampeonato. O Verdão conquista o Paulista e o Brasileiro novamente.

1996 - Com um supertime, o Palmeiras ganha o Campeonato Paulista com uma campanha excelen e, marcando mais de 102 gols.

1998 - O Verdão fatura a Copa do Brasil ao vencer o Cruzeiro por 2 a 0. No segundo semestre, ganha a recém-criada Copa Mercosul.

1999 - Finalmente conquista a Libertadores. O Verdão realiza sonho de disputar a final do Mundial Interclubes no Japão, mas é derrotado por 1 a 0 pelo Manchester United (Inglaterra).

Fonte: www.palmeirasonline.com

2 comentários:

Anônimo disse...

Sou palmeirense roxo que pena que o contrato com a Parmalat chegou a fim, foi uma das melhores epocas do Palmeiras.

Anônimo disse...

Esse palmeiras me fez muita raiva pois sou torcedor do sao paulo,mas bem que poderia haver mais parcerias como esta no nosso futebol pois esta precisando.