segunda-feira, 2 de junho de 2008

Marketing Esportivo no Brasil

A origem do marketing esportivo do Brasil da mesma forma como do mundo, não se tem nenhum dado concreto. Agora os principais cases de sucesso foram a partir da década de 90 com a Parmalat no futebol e com o Banco do Brasil no voleibol.
De acordo com o site Arena Sports (2007), a indústria esportiva no Brasil, movimenta em média R$ 31 bilhões por ano, o equivalente a 3,3 % do Produto Interno Bruto.
Distribuição dos investimentos em patrocínios no Brasil (em mil R$)
63% - Futebol: 205.300
Patrocínio times 82.630
Publicidade em estádio 38.000
Atletas 1.920
Seleção(*) 81.000
Eventos 1.750
15% - Vôlei: 49.000
Superliga 22.200
Vôlei de Praia 6.300
Atletas 4.800
Outros 1.000
5% Basquete: 16.496
Liga / Seleção 15.596
Atletas 900
2% Futsal: 5.626
Atletas 420
Esporte Motor - 1% 3.872
Atletas 720
Eventos 3.152
2% Tênis: 7.900
Atletas 3.300
Eventos 4.600
12% Outros: 40.266
328.460
(*) Os valores dos patrocínios da Seleção Brasileira correspondem a quase 40% do total em futebol.
O segundo lugar do Vôlei é garantido pelo acordo com o Banco do Brasil, que basicamente sustenta o Vôlei de Praia, as Seleções e os principais atletas.
O patrocínio de tênis é claramente impactado pelo fenômeno Guga e criação de torneios no Brasil.Fonte: TopSports

Um comentário:

Unknown disse...

Est� muito criativo o blog de vcs!! Boa sorte no trabalho!
abra�os e bjo para o meu amor!
Marcela